Principais raças ultilizadas em melhoramento da galinha caipira
Você conhece as principais raças de galinhas que mais são usadas nos projetos de melhoramento genético das galinhas caipiras?
Se você ainda não sabe, descubra como aumentar a produção de seu aviário de uma maneira muito simples usando essas aves em seu projeto de criação.
No mundo, existem aproximadamente 300 raças de galinhas consideradas domésticas (gallus gallus domesticus). Esse número pode ser dividido em três grandes grupos de aves: aves de raça pura, aves locais e aves híbridas, resultado de cruzamento entre as raças. Cabe ao produtor fazer a escolha das raças que mais adéquam às particularidades do seu projeto de criação.
As características das raças de galinhas escolhidas devem ser muito bem observadas na hora de fazer uma seleção de plantel, pois disso depende o resultado da produção seja ela: carne, ovos ou aves ornamentais.
As galinhas de raça pura selecionadas para produção de carne são aquelas que apresentam um bom ganho de preso, tem melhor conversão alimentar, alta rusticidade e que possuem um tamanho avantajado.
As aves selecionadas para postura, obviamente, devem oferecer uma produção de ovos adequada e uma incidência menor ao choco.
Dentre as características das aves, também existem aquelas que apresentam dupla aptidão, ou seja, produzem uma quantidade boa de ovos e ao final do período de postura estão com um peso relativamente bom para o abate.
Veja algumas raças de galinhas que são usadas para melhoramento genético das galinhas caipiras:
AUSTRALORP
É uma ave com grande produção de carnes e ovos. Quando adultos, os machos podem alcançar o peso médio de 3,800 kg e as fêmeas 2,900 kg. As galinhas produzem por ano em média 200 ovos de casca marrom.
BRAHMA
Esta é uma raça que tem sua origem na China e é uma das raças de galinhas muito popular entre os avicultores dos Estados Unidos. São aves com um porte físico bastante avantajado e uma coloração das penas que chama bastante à atenção. Os machos quando atingem a idade adulta, pode chegar a um peso médio de 5.400kg e as fêmeas em torno de 4kg e atingem uma média de 140 ovos por ano sempre na coloração marrom e pesando em torno de 55g.
NEW HAMPSHIRE
Raça tipicamente americana e muito usada em cruzamentos para obtenção de frangos de corte. É uma ave que apresenta um tom avermelhado na coloração das penas por todo o corpo com exceção da cauda que apresenta uma mais escura (preta). As fêmeas dessa raça produzem uma média de 220 ovos por ano e atingem um peso médio de 2.900kg. Os machos quando adultos chegam a pesar 3.600kg em média.
PLYMOUTH ROCK BARRADA
Esta é uma ave com grande aceitação entre os criadores de galinha caipira e é comumente conhecida como “galinha pedrês”. As aves destas raças de galinhas apresentam na coloração de suas penas barras brancas e pretas no sentido transversal do dorso, dando uma leve aparência cinzenta. No momento, estas raças de galinhas são utilizadas em cruzamentos com galos Rhode Island Red para produção de pintainhas destinadas a produção de ovos de casca marrom. Os machos quando adultos chegam a pesar em média 3,500kg e as fêmeas 2,800kg e possuem uma grande produção de ovos.
RHODE ISLAND RED
Esta é uma das raças de galinhas que tem uma curiosidade bastante interessante na hora de fazer a sexagem dos pintinhos de um dia, pois é possível fazer a identificação dos machos e fêmeas observando uma coloração clara que aparece nas asas dos pintos macho. Esta mesma mancha não aparece nas fêmeas com a mesma idade. São aves que, assim como as demais, apresenta um grande peso corporal e atingem no seu pico de postura quantidades de ovos muito próximas das outras raças. Sua coloração é um tom próximo do marrom com poucas penas em preto por toda cauda.
TURKEN
A raça Turken teve sua origem na Transilvânia e foi bastante usada em cruzamentos aqui no Brasil. Normalmente, as aves destas raças de galinhas não apresentam penas em boa parte do pescoço e esta é uma característica que favorece muito a criação dessas aves nas regiões mais quentes do país. Aqui no Brasil, os descendentes dessa linhagemficaram popularmente conhecidos como “pescoço pelado”. Os machos alcançam um peso médio de 3.800kg e as galinhas em torno de 2.900kg e em seu pico de postura chegam a botar 180 ovos por ano.
Comentários
Postar um comentário